sexta-feira, 11 de março de 2011

5ª - O nascimento do universo

A astronomia nasceu da curiosidade dos homens com relação às estrelas e aos astros.
Só na Grécia Antiga, há a preocupação em explicar o mundo físico de uma maneira mais científica – Aristarco de Samos (310 a 250 a.C.) foi quem mais se aproximou das idéias mais atuais, pois afirmava que o Sol era o centro do sistema planetário. Porém, durante o restante da Antiguidade e toda a Idade Média vigoraram as idéias de Ptolomeu, que colocava a Terra como centro do universo – o chamado sistema geocêntrico.
A partir da Idade Moderna ocorreram grandes mudanças que fizeram surgir, nos dias atuais, a Astronomia:
a) Nicolau Copérnico retomou a ideia de que o Sol seria o centro e descreveu o movimento dos planetas – as órbitas celestes.
b) Johannes Kepler criou as suas ideias que estabelecem, entre outras coisas, que os planetas descrevem órbitas elípticas e não circulares ao redor do Sol.
c) Galileu Galilei foi além: construiu o telescópio, aparelho de observação direta que comprova e facilita a compreensão da teoria heliocêntrica .
Assim, aquilo que era somente a imaginação humana transforma-se em algo que ode ser observado, dimensionado – assim nasce o conhecimento científico.
O desenvolvimento desse conhecimento vai acontecer com o estabelecimento da Lei da Gravitação, de Isaac Newton e a descoberta, com a ajuda de aparelhos cada vez mais sofisticados, da infinidade de astros que existem além do Sistema Solar.
Outra importante contribuição para a compreensão do Universo é dada por Edwin Hubble, no começo do século XX, que além de determinar a distância entre a Terra e as galáxias mais distantes, descobriu que elas se afastam umas das outras com velocidades inimagináveis e, portanto, o Universo está em expansão.
E aí vem a eterna curiosidade: qual a origem do nosso planeta? E do Universo?
Baseando-se nas conclusões dos astrônomos que citamos, os cientistas criaram uma explicação que é aceita, porém ainda não pode ser comprovada: a teoria do Big-Bang.
Segundo ela, tudo aquilo que existe hoje teve origem numa grande explosão ocorrida há cerca de 15 bilhões de anos. Num breve instante, nosso universo, e com ele o espaço e o tempo, surgiu a partir de um pequeno embrião cósmico incrivelmente denso e quente.
Durante uma pequena fração de segundo após o Big-Bang, o universo primitivo sofreu incríveis transformações . de um ponto concentrado, sofreu um processo conhecido como inflação e expandiu-se formando partículas elementares de matéria e antimatéria, com uma temperatura bilhões de vezes superior a do Sol.
O resfriamento foi lento e permitiu o processo de alteração entre radiação e as particular elementares que começaram a formar prótons e nêutrons que constituem o núcleo do átomo, a menor partícula da matéria. Mais um momento e se formaram os elétrons, também partes do átomo, e suas antiparticulas. Sabe-se que eles se destroem, liberando energia. No processo sobrou mais matéria do que antimatéria. Essas partículas vão se combinar formando os núcleos de Helio, que com um resfriamento mais acentuado vão, por sua vez, se agregar aos núcleos de hidrogênio e aos elétrons e, finalmente está criado o átomo. Nos milhões de anos seguintes, a matéria se condensou por força da gravidade. Só depois de cerca de 1 bilhão de anos formaram-se as primeiras estrelas e galáxias.


Prof. Walter
Geografia

Para ampliar clique na imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário