quarta-feira, 20 de abril de 2011

O relevo e a atividade extrativa do Brasil - 06

Conhecer as características do relevo torna-se possível perceber como a sociedade se apropria dos recursos existentes no território brasileiro, mostrando onde eles ocorrem, quais as áreas onde existe a exploração, as dificuldades e as vantagens para as diferentes atividades, já que a litosfera constitui-se como base de fixação do homem – onde ele vive, se alimenta, trabalha produz riqueza, estabelece relações com o meio ambiente e com os outros, construindo o que chamamos de espaço geográfico.
Há várias atividades que estão profundamente ligadas às estruturas de relevo, uma dessas atividades mais importantes para o desenvolvimento industrial é o extrativismo mineral, já que a maioria dos produtos apresentam um ou vários minérios combinados para serem fabricados, portanto quanto maior for o poder industrial dos países, maior será a necessidade desses recursos. O Brasil apresenta grande variedade de jazidas minerais, e algumas dessas reservas estão entre as maiores do mundo.
Nas rochas cristalinas podemos encontrar os chamados minerais metálicos, como o ferro, a bauxita, o manganês, o níquel, o estanho, além do ouro e pedras preciosas, como o diamante, a esmeralda. Já nas rochas sedimentares podemos encontrar outros tipos de minerais, como o calcário, argila, arenito, sílex; nelas, ocorrem, ainda o carvão mineral e o petróleo, importantes combustíveis do mundo moderno.
No Brasil a exploração mineral, ocorre somente em algumas áreas, isso ocorre devido o país apresentar uma enorme extensão e apresenta problemas na infra estrutura de transporte e energia além de carecer de capitais (dinheiro) que promova uma exploração mais extensiva de seus recursos. Normalmente , essas áreas de mineração implicam um grande investimento.
O ferro, a bauxita (minério do alumínio), e o manganês são os principais minérios explorados no Brasil para as atividade industriais. Há, ainda a exploração de ouro, que ocorre de forma muito precária, com pouco controle de produção, mas que provoca graves problemas sociais – os garimpeiros vivem em condições sub-humanas – e grandes desastres ecológicos.
As principais áreas de extração do ferro e do manganês no Brasil é o:
• Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais – é a área de maior produção de ferro, embora também tenha reservas exploradas de manganês, estanho e alumínio. Parte da produção atende a indústria de produção de aço. Porém, a maior parte é explorada para a União Européia, Estados Unidos e Japão.
• Serra de Carajás, no Pará – essa região foi “descoberta” recentemente e, durante as décadas de 70 e 80, criaram-se as condições de exploração. Além do ferro e do manganês , essa área apresenta outros minérios, constituindo-se uma das mais importantes reservas mundiais. A totalidade da produção é exportada, principalmente para o Japão, país que depende da matéria-prima importada para seu desenvolvimento industrial e que tem grandes investimentos na região.
• Maciço de Urucum, em Mato Grosso do Sul – nesta área a produção é pequena, sobretudo devido à falta de transporte adequado para integrar a região às áreas consumidoras internas. A maior parte dos minérios sai, pela hidrovia do Paraguai, para atender especialmente a Argentina.
• Serra do Navio, em Amapá – as reservas de manganês dessa área eram as de maior importância até a década passada e era exportada para os EUA, hoje, mais da metade dessa reserva esgotou-se, restando apenas o minério localizado a grandes profundidades, o que requer maior nível de investimento. A produção de manganês da Serra do Navio está paralisada desde 1997.


Prof. Walter
Geografia/2011









Exercícios de Fixação

Quais as áreas de exploração de ferro e do manganês no Brasil?
Resp.:

2) Qual a importância desses minerais para a produção?
Resp.:

3) Por que é importante conhecermos as características do relevo de nosso país?
Resp.:

4) Quais os outros minerais, também encontrados no Brasil?
Resp.:

5) Diga, o que é extrativismo mineral?
Resp.:

Nenhum comentário:

Postar um comentário