quarta-feira, 20 de abril de 2011

O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO

De forma resumida, podemos afirmar que a globalização consiste em uma crescente interdependência das economias de todas as nações, o que pode ser observado pelo aumento do volumoso e constante comércio e do turismo internacional, dos investimentos no exterior, dos meios de comunicação e transporte, etc. hoje em dia por exemplo, ao contrário do que ocorria até os anos de 1970, os preços e até a qualidade das mercadorias tendem a ser mais ou menos equivalentes em todo o mundo, pois a concorrência torna-se cada vez mais mundial, e não apenas nacional.
Fala-se em redução do tamanho do mundo com os transportes cada vez mais rápidos, com mercadorias de todas as partes do globo podendo ser encontradas em qualquer lugar, com os novos meios de comunicação de alcance global (telefone, celular, faz, televisões a cabo, internet...) que tornam os contatos entre as pessoas distantes praticamente instantâneos.
A Terceira Revolução Industrial ou revolução técnico-científica representa uma nova fase do processo de modernização industrial e tecnológica, baseada não mais nas indústrias automobilísticas e petroquímicas, como ocorria na Segunda Revolução Industrial, mas na informática, na biotecnologia, na robótica e na microeletrônica.
Enquanto na Segunda Revolução Industrial, típica do século XX, o importante era a mão-de-obra barata e as matérias-primas, na revolução técnico-científica o fundamental é a mão-de-obra qualificada, com elevada escolaridade, o que implica uma correlata depreciação dos recursos naturais e maior valorização da tecnologia.
Por este motivo, os países que mais se desenvolveram nas ultimas décadas – e também os que vão ter desempenho melhor no século XXI – são aqueles onde há ótimos sistemas escolares para a população em geral, onde os recursos humanos são mais qualificados.
Isso hoje é muito mais importante que o tamanho do território, que a qualidade de recursos (minérios, solos) e até mesmo que a qualidade de populações, pois o que interessa é a qualidade, força de trabalho qualificada e mercado consumidor (algo que pressupõe poder de compra ou aquisitivo), e não mais uma intensa massa de soldados ou de mão-de-obra barata, que no passado tiveram certa importância para o poderio dos Estados.

Correção de exercício de fixação

1. Quais os países que mais se desenvolveram na Terceira Revolução Industrial?
Resp.: Os países que mais se desenvolveram foram aqueles onde há ótimos sistemas educacionais e recursos humanos mais qualificados.

2. Diga o que a Revolução Técnico-científica possibilitou ao mundo globalizado?
Resp.: A Rev. Técnico-científica possibilitou o desenvolvimento da informática, da biotecnologia, da robótica e da microeletrônica nesse mundo internacionalizado.

3. Explique o que é globalização
Resp.: A globalização é a crescente interdependência das economias de todas as nações, promovida pela expansão das multinacionais

4. O que é a globalização por interdependência?
Resp.: A globalização por interdependência supõe um reforço crescente dos laços comercial, econômicos e políticos entre os países o que parecer pouco provável.

5. O que é mais importante hoje, para que os países permaneçam fazendo parte do cenário globalizado?
Resp.: Qualidade de mercadorias, Qualidade dos serviços, Mercado consumidor (poder aquisitivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário