quarta-feira, 25 de setembro de 2019

AULA EXPOSITIVA - A ORIENTAÇÃO E A LOCALIZAÇÃO

A ORIENTAÇÃO E A LOCALIZAÇÃO

A Orientação e localização

Orientar-se significa mover-se no espaço com a certeza de chegar a um lugar desejado. No caminho que percorremos todo dia, de casa até a escola. Nesse caminho, realizamos um trajeto e nele há, com certeza, várias referências importantes que nos ajudam a nos orientarmos para chegarmos, como, por exemplo, ao ponto de ônibus, esquinas de ruas, estabelecimentos comerciais etc.
Há uma grande dificuldade para estabelecer formas de orientação que sejam plenamente compreendidas por todos. É por isso que os antigos viajantes procuravam formas de orientação que pudessem ser utilizadas por todos – e a primeira forma eram os astros que apareciam nos céus.
As estrelas foram os primeiros pontos de referência e os viajantes as agrupavam em conjuntos que pareciam formar desenhos. São as constelação, que receberam seus nomes a partir das figuras que aparentemente formavam no céu, como Ursa Maior e Menor, Câncer, Peixes, Cruzeiro do Sul etc.
Essas constelações são vistas, a partir da Terra, na região norte do planeta ou na região sul. Assim, somente quem se encontra na parte sul do planeta poderá observar o Cruzeiro do Sul. Isso significa numa área podia-se usar uma estrela ou constelação como referência, porém em outra área devia ser usada outra estrela, o que comprometia uma localização mais segura.
Mas há um astro muito conhecido que aparece em todos os lugares e pode ser observado todos os dias – o Sol. Assim, tomando-o como referencial, foram criados os pontos cardeais.
Baseando-se no movimento aparente do Sol (é a Terra e não o Sol que faz o movimento de rotação), as pessoas observaram que ele “nascia” sempre no mesmo ponto e “se punha” no lado oposto.
Assim, o Nascente foi chamado Leste (L ou E) – Oriente, Oriental ou Nascente; o Poente foi chamado Oeste (O ou W) – Ocidente ou Ocidental; o Norte é indicado pela posição da Estrela Polar (N) – Setentrional ou Boreal e o Sul é indicado pela Estrela de Magalhães (S) Meridional ou Austral.
Foi também a partir do movimento do Sol que se concebeu a construção da Rosa-dos-Ventos. Completa, ela apresenta, além dos pontos cardeais, também os pontos colaterais e sub-colaterais.:
Os pontos colaterais ficam entre os pontos cardeais:
Nordeste(NE) – entre o norte e o leste, Sudeste(SE) – entre o sul e o leste , Sudoeste(SO) – entre o sul e o oeste, Noroeste(NO) – entre o norte e o oeste.
Os pontos sub-colaterais ficam entre os pontos cardeais e os colaterais:
Nor-Nordeste(NNE), Nor-Noroeste(NNO), És-Nordeste(ENE, És-Sudeste(ESSE), Su-Sudeste(SSE), Su-Sudoeste(SSO),
Oés-Sudoeste(OSO) e Oés-Noroeste(ONO.
Também a Lua, durante a noite, pode ser utilizada como referencial. Porém, há dias nublados ou noites sem lua ou estrelas. Assim, para superar essa dificuldade, o homem criou um instrumento que nos orienta para o norte-sul: a bússola.
Na crosta terrestre encontramos minérios como a magnetita, que em seus extremos tem um pólo positivo e, do lado oposto, um pólo negativo, que atraem seus contrários. Os pólos do grande ímã da Terra estão muito próximos dos pólos geográficos. Assim, com uma agulha imantada é possível saber onde se encontra o pólo positivo (Norte) e onde se encontra o polo negativo (Sul).
A bússola é um instrumento que tem no centro uma agulha imantada que sempre é atraída para o Norte, além de um mostrador no qual podemos observar os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais – ou, como podemos também chamar, a rosa-dos-ventos.
Atualmente, com os avanços científicos e tecnológicos, outros instrumentos mais sofisticados foram criados para permitir uma melhor orientação como, por exemplo, os radares e sensores eletrônicos, com maior precisão.

CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO


1. COMO SE CHAMA A UNIDADE DE TEMPO CRIADA A PARTIR DO MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO?
RESP.:
A unidade de tempo criada pelo movimento de translação é a unidade de tempo chamada de ANO.

2. O QUE SE FAZ COM AS 6 HORAS RESTANTES DO MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO DA TERRA?
RESP.:
Elas são acumuladas e no quarto ano as 6 horas são somadas e acrescentada no menor mês do ano – Fevereiro que fica com 29 dias e o ano com 366 dias.

3. EXPLIQUE O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO DA TERRA.
Resp.:
O movimento de rotação da Terra é o movimento que ela descreve em torno de seu próprio eixo, ou seja, em torno de si mesma, levando aproximadamente 24 horas.
4. QUAIS AS MEDIÇÕES DO TEMPO QUE PUDERAM SER CRIADAS PELO HOMEM BASEADAS NO MOVIMENTO DA TERRA? Resp.: As medidas de tempo criadas pelo homem pelos movimentos da Terra são os dias e as noites, o ano e as estações do ano.

5. EXPLIQUE O QUE É O MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO DA TERRA.
RESP.
: O movimento de translação é o movimento que a Terra executa em torno do sol, demorando 365 dias e 6 horas.

6. O QUE É O ANO BISSEXTO?
RESP.:
O ano bissexto é o ano que tem 366 dias, consequência da soma das 6 horas restantes do movimento de translação de 4 em 4 anos.

7. QUAL A POSIÇÃO DA TERRA NO SISTEMA SOLAR.
RESP.:
O planeta Terra está posicionado na terceira órbita do Sistema Solar.

8. QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DO MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO JUNTO COM A INCLINAÇÕES DO EIXO TERRESTRE?
RESP.:
A consequência é a maior ou menor distribuição de iluminação e calor, criando as estações do ano.

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

AULA EXPOSITIVA - OS MOVIMENTO DA TERRA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

OS MOVIMENTOS DA TERRA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

A Terra é o planeta da terceira órbita do Sistema Solar, apresentando um tamanho semelhante ao de Vênus, com um diâmetro de 12.756 Km do Equador. É o único planeta que, reconhecidamente, possui vida na sua superfície , cuja maior extensão é recoberta por água. A Terra apresenta vários movimentos, entre os quais podemos destacar.
• Rotação: o movimento que a Terra descreve em torno de si mesma de oeste para leste. Esse movimento demora 23h56m – 24h aproximadamente – o que equivale ao período de um dia. Tal movimento nos dá a sensação da passagem do tempo e regula o “relógio biológico” do ser humano.
A principal conseqüência do movimento de rotação da Terra é a formação dos dias e das noites.
• Translação: o movimento que a Terra descreve ao redor do Sol. A Terra possui uma órbita ligeiramente elíptica e demora 365 dias e 6 horas para descrever esse movimento. Os calendários normais contam com 365 dias, mas, como as 6 horas restantes podem ser desprezadas, elas terão de ser adicionadas durante quatro anos até interarem 24 horas, ou seja, o período de um dia. Esse dia será integrado ao quarto ano, formando um ano de 366 dias, o ano bissexto.

A principal conseqüência da associação do movimento de translação da Terra em torno do Sol, com inclinação de 23º27’ do eixo de rotação da Terra em relação do plano da eclíptica (plano do movimento aparente do Sol em torno da Terra), é a formação das quatro estações do ano. Todo momento inicial de uma dessas quatro estações tem nomes especiais: solstícios de verão ou de inverno, equinócios de primavera ou outono.
• Solstícios: momentos em que ocorrem maiores desigualdades na distribuição da luminosidade nos hemisférios norte e sul, pois os raios solares atingem perpendicularmente a superfície da Terra na latitude de 23º27’30” N – Trópico de Câncer, marcando o início do verão do hemisfério norte em 21 de junho, coincidindo com o início do inverno no hemisfério sul. Entre 21 e 22 de dezembro, ocorre o solstício de inverno, no hemisfério norte e de verão no hemisfério sul, pois os raios solares atingem perpendicularmente a latitude de 23º27’30” – Trópico de Capricórnio.
• Equinócios: momentos em que os raios solares atingem perpendicularmente a latitude de 0º, o Equador, resultando na igual distribuição da luminosidade nos hemisférios norte e sul. Em 23 de setembro o equinócio de primavera no hemisfério sul, enquanto no hemisfério norte ocorre o equinócio de outono. Em 21 de março é a vez do equinócio de outono no hemisfério sul e de primavera no hemisfério norte.
A duração do dia e da noite vai variar no percurso da Terra ao longo da sua órbita, ou seja, durante o ano. É possível notar, mesmo para um país tropical como o nosso, que, durante o verão, os dias são mais longos e, nos invernos, os dias são mais curtos. No hemisfério sul, a máxima duração do dia será alcançada nos solstícios, dia 21 de dezembro (verão), enquanto que sua menor duração ocorrerá no dia 21 de junho (inverno). Para o hemisfério norte, inverte-se a situação. Haverá contudo, dois dias do ano em que a duração do dia e da noite será absolutamente igual, tanto para o hemisfério norte quanto sul, ou seja, 12 horas: tal fato ocorrerá nos equinócios de 23 de setembro (primavera) e 21 de março (outono).
Outro fato, produto da inclinação do eixo, é que quanto mais nos distanciamos da linha do Equador, tanto para o norte quanto para o sul, maior será a duração do dia no verão, chegando ao ponto de que, a partir dos círculos polares, o dia poderá ter 24 horas de duração durante o verão, ocorrendo então o fenômeno do “Sol da Meia-Noite”. De forma contrária, durante o inverno, o dia tende a diminuir sua duração e a noite torna-se mais longa, sendo que a partir dos círculos polares, sua duração passa a ter 24 horas, ou seja, escuridão o “dia” todo.

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

CORREÇÃO DE EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

1. POR QUE A TEORIA DE UMA COLISÃO DE UMA ESTRELA COM O SOL É POUCO PROVÁVEL?
Resp.: Porque a possibilidade de o Sol ser resvalado por uma estrela é pequena, devido a posição do Sistema Solar na Via Láctea, distante do centro da galáxia, onde as estrelas se concentram.

2. O QUE É O INSTANTE ZERO?
Resp.: Instante zero é o momento da explosão de um único ponto que concentrava o Universo – Big Bang.

3. POR QUE A GEOGRAFIA, TAMBÉM, É UMA CIÊNCIA DE LOCALIZAÇÃO?
Resp.: A geografia também é uma ciência de localização, porque procura localizar na superfície terrestre diversos fenômenos que se sucedem.

4. QUAL TEORIA É A MAIS ACEITA PARA EXPLICAR O SURGIMENTO DO PLANETA TERRA? JUSTIFIQUE.
Resp.: A teoria mais aceita é a da condensação de gases, porque há evidencias que mostram que as idades geológicas da Terra, da Lua e dos planetas apresentam uma suposta cronologia que concorda com o processo de formação do Sol.

5. EXPLIQUE A TEORIA CRIACIONISTA.
Res.: os religiosos acreditam que uma divindade (um deus) teria criado o Universo. Um deus munido de poderes sobrenaturais, teria dado origem a luz, separando-a das trevas e criando também a matéria.

6. CITE OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR EM ORDEM DE AFASTAMENTO DO SOL.
Resp.: Os planetas em ordem de afastamento do Sol é: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

7. DIGA, O QUE SÃO OS SATÉLITES ARTIFICIAIS?
RESP.: Os satélites artificiais, são instrumentos com alta tecnologia, construídos pelos seres humanos, eles giram ao redor dos astros e são utilizados para estudos, pesquisas, obtenção de imagens e telecomunicações.c