quarta-feira, 20 de abril de 2011

OS ECLIPSES - LUNAR E SOLAR

Chamamos de eclipses a ocultação total ou parcial de um astro, devido à sua colocação em relação ao astro iluminante e ao observador.
Os jornais e a televisão sempre noticiam quando podemos ver o próximo eclipse, seja solar ou lunar. Para isso devemos tomar alguns cuidados para observar qualquer dos dois eclipses – não olhar a olho nu, utilizar bacia com água ou placas de filmes negativos, óculos escuros ou instrumentos ópticos –, porém, o eclipse solar pode afetar mais diretamente seus olhos.
Para que haja um eclipse se faz necessário um perfeito alinhamentos dos três astros – Terra, Sol e Lua.
Quando o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados e a Lua projeta sua sombra sobre a Terra, temos o eclipse Solar, que ocorre na Lua Nova e quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados e a Terra projeta sua sombra sobre a Lua, temos o eclipse Lunar, que ocorre na Lua Cheia.
Ao observar um eclipse, vemos um sombreamento parcial, ou seja, uma cobertura do centro, deixando uma auréola (anular) luminosa, ou uma das partes, a da direita ou da esquerda do astro recoberta, enquanto a outra continua luminosa.

CORREÇÃO DE EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

1. O que é um eclipse?
Resp.: Os eclipses são a ocultação total ou parcial de um astro, devido a sua colocação em relação ao astro iluminante e ao observante.

2. Quando ocorre os eclipses:
Lunar: Os eclipses lunares ocorrem quando o Sol, Terra e Lua estão alinhados, nessa ordem, e a Terra projeta sua sombra sobre a Lua.
Solar: Os eclipses solares ocorrem quando o Sol, a Lua e a terra estão alinhados, nessa ordem, e a Lua projeta sua sombra sobre a Terra.

3. Quais cuidados devemos tomar ao observar os eclipses?
Resp.: Ao observarmos os eclipses não podemos olhar a olho nú, devemos utilizar uma bacia com água, óculos escuros, placas de filmes negativos e ou instrumentos ópticos

4. O que é necessário para que ocorra um eclipse?
Resp: Para que ocorra um eclipse se faz necessário que os três astros (Sol, Terra e Lua) estejam num perfeito alinhamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário