quinta-feira, 17 de julho de 2014

A AMÉRICA - REGIONALIZAÇÃO

Por ter sido oficialmente descoberta pelos europeus apenas no século XV, a América ficou conhecida como o Novo Mundo, em contraposição ao Velho Mundo, constituído pela Europa, Ásia e África.
O continente americano foi o primeiro a sofrer o processo sistemático e organizado de colonização por parte das nações europeias. Transformou-se, assim, na primeira área da superfície terrestre ocupada e organizada a partir dos interesses econômicos do capitalismo comercial europeu.
O continente americano, o segundo mais extenso do mundo, apresenta cerca de 42 milhões de quilômetros quadrados. Ele se estende no sentido latitudinal desde o oceano Glacial Ártico, ao norte, até quase cerca de mil quilômetros da Antártida, no extremo sul da Terra.
A distância em linha reta entre os dois pontos extremos do continente americano é superior a 15 mil quilômetros. Trata-se do continente de maior extensão territorial ao longo dos meridianos. Devido á grande extensão no sentido norte/sul, possui terras em quase todas as zonas climáticas da Terra, o que determina uma grande variedade de climas em seu território.
Esse continente é separado dos demais pelos dois oceanos que o circundam: o Atlântico (a leste) e o Pacífico (a oeste).
Do ponto de vista físico ou natural, a América é constituída por duas grande porções continentais: uma ao norte, a América do Norte, e outra ao sul, a América do Sul.
Entre essas suas porções continentais, existe uma estreita faixa de terra, denominada istmo, que juntamente com as Antilhas – conjunto de ilhas situado nas suas proximidades –, forma a América central, constituída por uma parte continental e uma parte insular.
Do ponto de vista físico, portanto, a América subdivide-se em América do Norte, América Central (parte ístmica e insular) e América Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário