sábado, 14 de março de 2015

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - O MUNDO NATURAL E O MUNDO SOCIAL

1. Que fatores possibilitaram que os povos vivessem sobre o mesmo território?
Resp.: Para conviverem no mesmo território esses povos estabeleceram códigos de convivência como uma língua, regras de convivência, adotaram uma religião e promoveram cânticos, cultos, festas religiosas.


2. Diga o que é um país.
Resp.: Um país é um território delimitado por fronteiras, habitado por um povo com governo próprio e soberano que o represente.

3. Quais os poderes que constituem o Governo?
Resp.: O governo é formado por três poderes - o Legislátivo, o Executivo e o Judiciário.

4. Por que alguns povos são conhecidos como povos sem pátria?
Resp.: Alguns povos embora viva há muito tempo em um território, ainda não tem um país, pois não constituíram suas fronteiras, isto é, não possuem um território.

5. Quais as divisões que se faz da superfície terrestre?
Resp.: A superfície terrestre pode ser dividida pelas condições naturais – continentes, zonas térmicas, placas tectônicas..., e também pela relação dos homens entre si diferenças linguísticas, religiosas, culturais, países, estados, cidades...


6. Diga, qual o papel de cada um dos três poderes que formam o governo.
Resp.: O governo é formado por três poderes: o Legislativo, que elabora as leis; o Executivo, responsável pela execução das leis e frequentemente chamado de “governo”, e o Judiciário, responsável pela interpretação e aplicação das leis.


7. Responda o que significa:
POVO: é um conjunto de indivíduos que tem a mesma língua, as mesmas tradições e a mesma história.

ESTADO: é uma organização política que estabelece relações de governo, com um povo e um território e tem como objetivo administrar para que o povo possa chegar a um bem comum.

Um comentário: