quarta-feira, 25 de março de 2015

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL



1. COMO ERA A QUALIDADE DE VIDA NOS PRIMEIROS ANOS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?
Resp.: A qualidade de vida era péssima, a expectativa de vida era de apenas 30 anos, os operários trabalhavam mais de 14 horas, não havia assistência médica, rede esgotos ou água tratada.


2. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PROMOVEU A DIVISÃO DO TRABALHO NAS FÁBRICAS. EXPLIQUE ESSE FENÔMENO.
Resp.: A divisão do trabalho e a especialização do trabalhador em uma só função do sistema produtivo, isto é, cada trabalhador executa uma parte da produção.

3. COM O CAPITALISMO INDUSTRIAL, MUITOS PROBLEMAS ASSOLARAM AS COLÔNIAS RECÉM CONQUISTADAS. QUAIS FORAM ESSES PROBLEMAS?
Resp.: Os países europeus dominaram os povos autóctones, exploraram seus recursos naturais, retirando os produtos agrícolas e conquistando o mercado de consumo para seus produtos.

4. A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA PRÓPRIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL ABRIU UMA NOVA FONTE PARA O ENRIQUECIMENTO DAS NAÇÕES. QUAIS ERAM ESSAS FONTES?
Resp.: As nações europeias enriqueciam com a produção fabril, o livre comércio, o investimento em tecnologia e a ampliação do mercado mundial.

5. EXPLIQUE O QUE FOI A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Resp.: A Revolução Industrial foi as transformações na forma de produção que passou da artesanal para a manufatura, promovida pela invenção da máquina a vapor movida a carvão mineral.

6. DIGA, O QUE É A DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO?
Resp.:A Divisão Internacional do Trabalho é a especialização do países em uma só função ou produção de uma só mercadoria.

7. NO CAPITALISMO COMERCIAL QUAIS FATORES POSSIBILITARAM O ENRIQUECIMENTO DAS NAÇÕES EUROPEIAS?
Resp.: No capitalismo comercial, os fatores que possibilitaram esse enriquecimento foi o comércio internacional, a exploração das colônias tropicais na América, o comércio de escravos africanos e a exploração colonial na Ásia.

8. COM A INSTALAÇÃO DE MUITAS FÁBRICAS NO PERÍODO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL QUAL FOI O IMPACTO NA NATUREZA?
Resp.: Com as fábricas veio também a interferência na natureza por parte do homem, através da abertura de minas de carvão da extração de minérios em larga escala e do lançamento de poluentes no ar atmosférico.

9. ONDE E QUANDO OCORREU A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?
Resp.: A Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII – 1750.

10. AS PRIMEIRAS FÁBRICAS (REV. IND.) PRECISAVAM DE MUITA MÃO-DE-OBRA. DE ONDE VEIO ESSA MÃO-DE-OBRA E QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS PARA O ESPAÇO ONDE FORAM INSTALADAS?
Resp.:
Esse contingente de mão-de-obra veio do campo em busca de emprego, o que causou um crescimento desordenado dos centros urbanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário