terça-feira, 29 de maio de 2018

A FRONTEIRA NORTE/SUL

Durante a década de 1980, a imprensa e os meios diplomáticos passaram a utilizar as expressões “Norte” para referir-se aos países desenvolvidos e “Sul”, aos países subdesenvolvidos.
Essas expressões têm como base a posição geográfica dos países no globo terrestre, embora não seja em relação à linha do Equador. Por esse critério, o Norte corresponde aos países situados ao norte dos países subdesenvolvidos, ou do Sul, com exceção da Austrália e da Nova Zelândia.
Essa regionalização, ou esse modo de ver o mundo, também não corresponde à realidade atual. Países como Coréia do Sul, Cingapura e Israel, por exemplo, realizaram grandes progressos econômicos e sociais e hoje apresentam indicadores sociais semelhantes aos dos países desenvolvidos: elevada esperança de vida, baixas taxas de mortalidade infantil, boas condições de saneamento básico e alta taxa de alfabetização de adultos. Além disso, apresentam significativo desenvolvimento industrial e centros de pesquisas científicas e tecnológicas etc.
Da mesma forma, é um engano considerar que todos os países situados ao Norte sejam desenvolvidos. Quando a regionalização do mundo em Norte e Sul foi realizada, a União Soviética ainda não se havia desintegrado e, naquele contexto, era considerada um país desenvolvido. Isso explica por que ex-repúblicas soviéticas, como Uzbequistão, Turcomenistão, Quirguintão e Tadjiquistão, foram incluídas no conjunto de países do Norte. No entanto, sabe-se atualmente que esses países apresentam vários indicadores sociais mais baixos que os do Brasil, por exemplo.
A fim de tornar a regionalização entre países do Norte e do Sul mais próxima da realidade atual, alguns estudiosos franceses, com base nos níveis de desenvolvimento dos países, realizaram modificações na regionalização anterior.
Além de modificar o traçado da linha que divide o Norte e o Sul. Essa regionalização anterior com base em características econômicas cria subconjuntos de países Tipo Norte e Tipo Sul.
Tipo Norte – nesse grupo, estão os países desenvolvidos, os ex-socialistas e os Tigres Asiáticos.
Tipo Sul - nesse grupo, estão os países emergentes, os menos avançados, os países considerados em situação intermediária, os exportadores de petróleo e os Novos Tigres Asiáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário