domingo, 27 de março de 2011

Relembrando a Litosfera

A litosfera é formada por rochas diferentes, segundo sua origem.
Rochas magmáticas - são rochas originadas do resfriamento e consolidação do magma, quando ela se resfria e se consolida abaixo da superfície recebe a denominação de rochas cristalinas (intrusivas) e quando se resfria e se consolida sobre a superfície terrestre são denominadas de vulcânicas, as áreas de concentração desse tipo de rochas são chamadas de escudos, nesses lugares aparecem minerais que são largamente utilizados pelo homem nas atividades industriais – como o ferro, o manganês, o alumínio, o potássio etc.
Além disso, sabemos que essas rochas, sendo mais antigas, sofreram vários processo de transformações e sobretudo, erosão.
Rochas sedimentares - são rochas originadas da deposição de sedimentos de outras rochas, elas se caracterizam por apresentar a disposição de camadas.
Essa rochas podem-se constituir tanto de depósitos de sedimentos de outras rochas quanto de sedimentos orgânicos, como os vegetais e animais. Nas suas áreas de concentração, chamada de bacias sedimentares, podemos encontrar importantes produtos energéticos, como o carvão mineral e o petróleo.
Esse tipo de rocha vem-se formando e desgastando-se ao longo da história da Terra, desde a era Paleozóica e, hoje, podemos dizer que algumas delas são mais antigas, enquanto outras estão-se produzindo agora. Isso é importante porque elas vão formar diferentes formas de relevo,
Rochas metamórficas – são as rochas que se originam da transformação de outras rochas, como quartzito, ardósia, gnaisse etc., provenientes do processo de transformação químico e físico, isto é, temperatura e pressão.
Essas rochas, pelas suas características, aparecem junto às demais, especialmente as magmáticas ou ígneas e, portanto, também aparecem como fontes de recursos de minerais metálicos.
O relevo, portanto se constitui no modelado da organização dessas rochas na superfície terrestre, ou seja, são as formas aparentes do terreno da crosta terrestre. Também sabemos que esse modelado é construído por agentes internos ( vulcanismo e tectonismo) e externos (vento, chuvas, mar, águas correntes etc.).
Esses agentes agem diferentemente em cada tipo de rocha, em função da sua dureza, da sua antiguidade, da sua plasticidade etc.

Para ampliar clicar nas imagens




Exercícios de Fixação


01. Prencha as lacunas abaixo com o nome das rochas:
a. As rochas originadas do resfriamento e consolidação do magma são chamadas de___________________.
b. Elas podem ser de dois tipos:
b.a.______________-se formaram abaixo da superfície terrestre.
b.b.______________-se formaram sobre a superfície terrestre

02. Quais as formas de relevo que podemos encontrar no planeta?

03. As rochas originadas da deposição e compactação de sedimentos:
a. são chamadas de___________________
b. caracerizam-se por apresentar a disposição em____________

04.Cite os agentes que podem atuar para a formação do relevo.

05. As rochas que se originaram da transformação de outras rochas:
a. são chamadas de __________________
b. os fatores que promovem a transformação em outras rochas são o__________e____________ ou _____________e_______________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário