quarta-feira, 8 de junho de 2011

OS FUSOS HORÁRIOS E OS FUSOS DO BRASIL

No passado era muito complicado saber o horário exato de um determinado lugar, já que a maioria das cidades media seu horário desde o aparecimento do sol, até o momento em que ele se punha. É possível ainda encontrar, em muitas cidades, relógios de Sol que indicam, com a sombra de uma vareta, o curso do dia naquela localidade. Mas, utilizando as linhas imaginárias e, mais especificamente, os meridianos, foi possível se criar um horário universal, através dos fusos horários.
O movimento de rotação, que produz o dia e a noite, tem uma duração de 24 horas, aproximadamente e o percurso do movimento de rotação é um círculo, ou seja, 360º. Dividindo-se o percurso pela duração – 360º por 24 horas – obteremos intervalos de 15º cada um, identificados pelos meridianos que passam por esses pontos. Assim. O globo terrestre é divido em 24 “pedaços” de 15º - os fusos horários – e, no mesmo fuso, todos os lugares terão a mesma hora, enquanto o fuso vizinho terá uma hora de diferença em relação ao outro.
Também aqui foi escolhido o Meridiano de Greenwich como origem (0º), como aconteceu com a longitude.
O movimento de rotação ocorre de oeste para leste e, portanto, o movimento aparente do Sol ocorre de leste para oeste ou que ele “nasce” no leste e “se põe” no oeste.
Por isso, o meridiano de 180º leste foi escolhido como a Linha Internacional de Data, ou seja, a contagem dos dias se inicia nesse meridiano. Assim, todas as horas a leste ocorrem antes daquelas que estão a oeste. Por exemplo, se ma sua cidade são 10 horas, no fuso vizinho a leste serão 11 horas, enquanto no fuso vizinho a oeste serão 9 horas.

O Brasil é um país muito extenso no sentido leste-oeste, sendo assim, ele tem mais de um fuso horário, isto é, o país tem horários diferentes em seu território. Os fusos do Brasil são quatro e como o país se encontra totalmente a oeste do meridiano de Greenwich, suas horas são atrasadas.
A maioria dos estados brasileiros se encontram no 2º fuso, por isso, é considerado o horário oficial de Brasília. Porém, para evitar que um estado muito pequeno tenha dois horários definiu-se um limite prático que desvia ligeiramente o meridiano que delimita o fuso teórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário