quarta-feira, 8 de junho de 2011

AS ZONAS TÉRMICAS

O sol, além da luz , também é responsável pelo fornecimento de calor para o planeta Terra. Esse calor se propaga através da radiação solar, ou seja, pela incidência mais direta ou menos direta dos raios solares na superfície terrestre.
As áreas mais iluminadas e as menos iluminadas em cada estação são as diferentes zonas térmicas. Essa diferença maior ou menor da iluminação ocorre entre o norte e o sul devido a inclinação do eixo terrestre.
A região que se caracteriza por certa particularidade de temperatura em função da quantidade de calor recebida do Sol, formando faixas no sentido leste-oeste do globo terrestre é denominada de Zona Térmica. Temos três zonas térmicas:
• Zonas polares ou glaciais
São as áreas situadas na proximidade dos pólos. Nessas áreas os raios solares incidem com grande inclinação, com pouco aquecimento e conseqüentemente provocando frio intenso e formando grandes blocos de gelo.
Seus limites são dados por círculos imaginários que denominamos Círculo Polar Ártico, ao norte e Círculo Polar Antártico, ao sul.

• Zonas temperadas
São as regiões em que os raios solares não incidem perpendicularmente, isto é, atingem a superfície de forma inclinada, produzindo menos aquecimento e iluminação.
Elas se iniciam nos Círculos Polares e se estendem até um ponto da esfera terrestre, onde também criamos círculos imaginários aos quais damos o nome de Trópico de Câncer, ao norte e Trópico de Capricórnio, ao Sul.

• Zona intertropical
É a região mais central da Terra, onde os raios solares incidem perpendicularmente na superfície da Terra, provocando mais luz, mais calor e maior aquecimento.
Seus limites são os dois trópicos que já conhecemos: ao norte, o Trópico de Câncer e ao sul o Trópico de Capricórnio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário