sábado, 27 de setembro de 2014

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - O MUNDO PÓS 1945

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

1. Após a Segunda Guerra Mundial alguns países se beneficiaram da destruição que assolaram os países europeus. Quem foram esses países? Justifique.
Os grandes beneficiados foram os Estados Unidos porque durante a guerra e por um longo período, foi o grande fornecedor de mercadorias e capital para os países envolvidos no conflito e a URSS foi o outro beneficiado por recuperar os territórios perdidos na Primeira Guerra Mundial e estender sua influência a todo o Leste Europeu e à parte oriental da Alemanha.


2. Diga o que foi o Plano Marshall.
O Plano Marshall foi um plano de apoio financeiro destinado aos países envolvidos na guerra, para a reconstrução européia. O plano anunciado pelo secretário norte-americano George Marshall tinha como objetivos assegurar sua influência em várias partes do globo e reorganizar a economia capitalista mundial.

3. Por que os Estados Unidos e a União Soviética se aliaram durante a Segunda Guerra Mundial?
Os EUA e a URSS se aliaram, durante o período da Segunda Guerra Mundial em virtude da necessidade da luta contra um inimigo comum - a Alemanha, porém após a guerra o antagonismo entre os dois países eram evidentes.


4. Após o término da Segunda Grande Guerra Mundial, como ficaram os países europeus envolvidos na guerra?
Os países europeus envolvidos na Segunda Guerra Mundial ficaram desestruturados em seu sistema produtivo (as indústrias paralisadas e a agricultura destruída, habitação e circulação. A economia desorganizada e os países totalmente endividados em consequência dos investimentos terem sido destinados a uma economia de guerra.


5. Explique o que foi a Doutrina Trumam.
A Doutrina Truman foi uma política de contenção da expansão socialista, que consistia, conforme o discurso do presidente Truman em março de 1947, em prestar apoio aos povos livres que resistem às tentativas de subjugamento por obra de minorias armadas e de pressão externas. Considera-se aí, um dos fatores da Guerra Fria


6. Quais as sanções sofridas pela Alemanha após 1945?
A Alemanha foi dividada em quatro zonas de ocupação - francesa, britânica, americana transformaram-se na República Federal da Alemanhã(RFA) e a zona soviética deu origem a República Democrática Alemã(RDA; a capaital Berlim, também, foi dividida em quatro zonas, além disso em 1961 foi erguido o Muro de Berlim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário