segunda-feira, 19 de junho de 2017

AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS

As coordenadas geográficas são linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre que permite a localização de qualquer ponto sobre a superfície terrestre. Essa rede de linhas é composta pelos meridianos, que ligam o polo geográfico norte ao polo geográfico sul, e pelos paralelos, que cruzam perpendicularmente os meridianos.
Paralelos de Latitudes - O Equador – o principal paralelo – é a linha que circunda o globo terrestre. Todos os seus pontos estão a igual distância de ambos os polos, formando um plano que divide horizontalmente a Terra em duas partes iguais; o Hemisfério Norte, também chamado de Setentrional ou Boreal, e o Hemisfério Sul, também chamado de Meridional ou Austral.
Assim, para localizar com precisão um ponto qualquer na superfície terrestre, a informação baseada apenas nos pontos de orientação não é suficiente, pois eles indicam apenas a direção. Assim, precisamos estabelecer também a medida de seus pontos nos paralelos e meridianos – essa medida é dada pelas coordenadas geográficas: latitude e longitude.
A distância medida, em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre à Linha do Equador recebe a denominação de latitude. Definiu-se, portanto, como 0º a latitude de Equador. Nos hemisférios Norte e Sul têm-se, respectivamente, latitudes norte (N) e sul (S), que atingem o ângulo máximo de 90º nos polos . assim se traçarmos 90 paralelos equidistantes em cada hemisfério, a distância entre eles será de 1º. Todos os lugares situados em um mesmo paralelo têm a mesma latitude.
Meridianos e Longitudes – os meridianos ao contrário dos paralelos, não circundam totalmente a esfera terrestre, indo apenas de um polo a outro. Dessa forma, só dividem o planeta verticalmente em duas partes iguais, ou hemisférios, junto com seu meridiano oposto, chamado de antimeridiano.
Em 1884, o meridiano que passa por Greenwich, próximo a cidade de Londres, foi estabelecido como referencial ou principal. A partir dessa data, o Meridiano de Greenwich e o seu antimeridiano passaram a dividir, por convenção, a esfera terrestre em dois hemisférios: Leste ou Oriental e Oeste ou Ocidental.
A distância de qualquer ponto da superfície terrestre ao Meridiano de Greenwich recebe o nome de longitude e é dada em graus. A longitude de Greenwich é, portanto, zero grau (0º) . nos hemisférios Leste e Oeste têm-se, respectivamente , longitudes leste (L) e oeste (O), que medem até 180º. Assim, os meridianos 180º leste e oeste coincidem.
Para determinar a localização exata de um ponto na superfície terrestre, basta assinalar a sua latitude, ao Norte ou ao Sul e a sua longitude, a Leste ou a Oeste.








Nenhum comentário:

Postar um comentário