domingo, 4 de junho de 2017

O SISTEMA SOLAR

O primeiro e mais importante elemento do Sistema é o Sol. É a estrela que envia energia e mantém aquecida a superfície terrestre. O Sol é uma estrela de tamanho pequeno que está a aproximadamente 150 milhões de Km de distância da Terra. É cerca de um milhão de vezes maior que a Terra e trezentas mil vezes mais pesado. É constituído por gases como o hidrogênio e o hélio que apresentam reações termonucleares comandadas por sua intensa força gravitacional e magnética, produzindo a energia que é enviada à Terra. O Sol apresenta um movimento de rotação e, ao mesmo tempo, arrasta os seus planetas numa órbita em torno da Via Láctea, a galáxia à qual pertence.
Depois do Sol, os Planetas são os elementos mais importantes. Hoje, considera-se apenas 8 planetas que divide-se em: Planetas Terrestres e Planetas Jupiterianos.
a- Os planetas terrestres ou internos – Mercúrio, Vênus, Terra e Marte - caracterizam-se por serem densos, pequenos e orbitando próximos do Sol. Apresentam atmosferas de diferentes composições, mais ou menos densas. Somente a Terra tem grande quantidade de água em estado líquido em sua superfície. A Terra tem um satélite e Marte, dois.
b- Os planetas jupiterianos ou externos – Júpiter, Saturno, Urano e Netuno – caracterizam-se por serem maiores, pouco densos (gasosos) e orbitando longe do Sol. Esses planetas se constituem de intensas massas de gás e giram em grande velocidade. Possuem forte atração gravitacional e por isso constituem famílias de inúmeros satélites. Com exceção de Netuno, os demais possuem anéis.
Plutão - Em reunião realizada pela União Internacional em agosto de 2006, ficou estabelecida uma definição de planeta, criando o chamado planeta-anão. Dentro dessa classificação dois novos planetas anões forma encaixados (Ceres e Xena). Plutão tem duas características dos planetas comuns, mas a sua órbita não é mais limpa, se sobrepondo a de Netuno, cumprindo rota diagonal em relação aos outros planetas.
Planetoides ou asteroides - são pequenos planetas que se movem em órbitas próprias entre Marte e Júpiter , formando um cinturão de asteróides .
Lua – Apesar de sua aparente grandeza, a lua é um astro pequeno, com um diâmetro de 3 476 Km, 3,7 vezes menor que o de nosso planeta e uma massa 81 vezes menor. A Lua possui uma superfície perfurada por centenas de meteoritos que a atingiram ao longo de seu passado geológico. Foi alcançado por um vôo tripulado em 1969, quando Neil Armstrong pela primeira vez pisou no solo lunar. Ela gira em torno da Terra e sua órbita faz com que estabeleça, do ponto de vista terrestre, diferentes fases, quando a iluminação de sua superfície muda.
O

Nenhum comentário:

Postar um comentário