Estima-se que o planeta Terra surgiu há aproximadamente 4,5 bilhões de anos e que, durante muito tempo, permaneceu como um ambiente inóspito.
Sua atmosfera era composta por aproximadamente.
No princípio, o planeta era extremamente quente, equivalente a uma imensa bola de fogo, com aproximadamente 1.500°C, não abrigando nenhuma forma de vida.
Passados milhões de anos após a formação do planeta, a Terra entrou em um processo de resfriamento gradativo, com o desprendimento de gases e vapores. Isso fez com que os gases formassem a atmosfera (composta de 80% de gás carbônico, 10% de metano, 5% de monóxido de carbono, e 5% de gás nitrogênio) e uma parte desses vapores seria vapor-d’água que, à medida que se afastava da massa incandescente, resfriava-se e se transformava em água líquida, precipitando em forma de chuva. Assim, repetindo-se por muitas vezes, a superfície da Terra foi resfriando lentamente e grandes quantidades de água foram se acumulando, o que formou os oceanos primitivos. Essa alteração também originou uma estreita camada de rocha em toda a Terra. Todas essas mudanças duraram aproximadamente 800 milhões de anos.
A partir da solidificação da Terra e da formação do supercontinente, a Pangeia, a formação do oceano, nomeado Pantalassa, foi fundamental para o surgimento da vida no planeta, pois, segundo os cientistas, a origem da vida veio dos seres aquáticos.
Existem várias teoria para explicar o surgimento da Terra, porém, as principais são a condensação de gases, a colisão de estrela com o Sol e a captura de planetas por gravidade solar.
a – Condensação de gases – A Terra teria se formado a partir da condensação de gás cósmico , como os demais planetas e o Sol. A maior quantidade de gás teria dado origem ao Sol, e as quantidades menores, aos planetas. Com o início da movimentação do Sol, sua atração gravitacional teria atraído os gases mais leves, formados por hidrogênio e hélio, fazendo com que Mercúrio , Vênus, Terra e Marte se tornassem planetas densos, constituídos por elementos mais pesados.
b – Colisão de estrela com o Sol – Por outra teoria, a princípio, haveria apenas o Sol. Uma estrela teria passado nas suas proximidades arrancando uma língua de material incandescente que, condensando-se, teria formado os planetas nos seus mais diversos tamanhos.
c – Captura de planetas por gravidade solar – A Terra, como os demais planetas, teria se formado aleatoriamente ao longo do Universo e teria sido captada pela ação gravitacional do Sol que, por sua vez, teria sido formado em local e momento distante,
Das três teorias, a mais aceita é a teoria da condensação dos gases, já que as evidências mostram que as idades geológicas da Terra, da Lua e dos demais planetas apresentam uma suposta cronologia que concorda com o processo de formação do Sol.
Na teoria da estrela passante, a possibilidade de o Sol ser resvalado por uma estrela é pequena, tendo em vista a posição do Sistema Solar na Via Láctea, distante do centro da galáxia, onde as estrelas se concentram; na terceira, a atração gravitacional de astros maiores absorve o gás disperso pelo Universo, dificultando a formação de pequenos astros em locais isolados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário