As duas grandes guerras do século XX deixaram um saldo de milhões de vítimas, tornando clara a necessidade de meios efetivos, em escala mundial, para assegurar a paz e promover a dignidade humana. essas preocupações levaram à criação da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ONU, uma organização internacional, foi resultado de vários encontros de líderes mundiais realizados entre 1942 e 1945, e passou a funcionar em 24 de outubro de 1945, com sede na cidade de San Francisco(Califórnia - EUA). Nessa data, representantes de 51 países aprovaram, na Conferência de San Francisco, uma Carta de Princípios, composta por 111 artigos, que orientou as ações da organização.
Atualmente a sede da ONU está em Nova York, e a organização até o início de 2015, possuía 193 países-membros de soberania reconhecida internacionalmente; não fazem parte dessa organização Taiwan, considerada uma província da China, Kosovo, Saara Ocidental e o Vaticano.
Durante os mais de 40 anos da Guerra Fria, as discussões e decisões sobre assuntos internacionais essenciais no âmbito da ONU permaneceram, em grande parte, influenciadas pelos interesses dos Estados Unidos e da hoje extinta União Soviética.
A partir da década de 1990, com a desmontagem da Velha Orem Mundial baseada na bipolaridade, a ONU defrontou-se com novos desafios. Apenas entre 1990 e 1994, quinze missões de paz foram realizadas pela organização, o mesmo número que nos quarenta anos anteriores. Em 1997, as chamadas Forças de Paz da ONU já haviam realizado mais operações militares em áreas do mundo onde ocorriam conflitos do que no período da Guerra Fria.
Criada com o objetivo principal de promover a manutenção da paz por meio da resolução pacífica de conflitos e da segurança coletiva, a ONU desenvolveu ao longo do tempo vários organismos e programas especializados.
A organização é composta por seis órgãos principais:
- a Assembleia Geral - que toma as decisões ou determina ações;
- o Conselho de Segurança - zela pela manutenção da paz e da segurança. Trata-se de um organismo que possui grande poder, uma vez que aprova embargos a outros países, ações armadas e missões de paz;
- o Conselho Econômico e Social - formula recomendações e inicia atividades relacionadas com o desenvolvimento, comércio internacional, industrialização, recursos naturais, direitos humanos, condição da mulher, população, ciência e tecnologia, prevenção do crime, bem-estar social e muitas outras questões econômicas e sociais;
- o Conselho de Tutela - tinha a função de proteger povos sem governo próprio, sobre a tutela internacional. Foi desativado em 1997, com a independência de Palau;
- a Corte Internacional de Justiça - função de resolver conflitos jurídicos a ele submetidos por Estados e emitir pareceres sobre questões jurídicas apresentadas pela Assembleia Geral ou pelo Conselho de Segurança da ONU;
- Secretariado Geral - administra todo o aparato da ONU e tem que, entre outras responsabilidades, articular e representar as atividades e propostas dos organismos e programas especializados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário