quinta-feira, 1 de maio de 2014

EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

A Educação de Jovens e Adultos – EJA é uma modalidade da educação básica destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental e no ensino médio em idade e ano próprios. No mundo moderno no qual vivemos, o direito a educação deveria ser estendido a todos, tendo em vista que é através da educação que construímos jovens e adultos críticos e participativos dentro de uma sociedade que constantemente modifica sua fisionomia. Para sermos atores desse cenário cada vez mais exigente, não podemos considerar um ponto final na construção do conhecimento. Afinal, somos seres inacabados, estamos num processo constante de formação e reconstrução. Aquele que acredita não ter mais nada a aprender - está morto dentro desse cenário atual. Nós aprendemos e ensinamos constantemente - "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo". - Paulo Freire.
Se a EJA é uma modalidade estendida aqueles que na idade própria não conseguiram concluir seus estudos, não compreendo por que algumas pessoas se ofendem ao ouvir essa expressão, que inclusive está regulamentada pelo artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da educação (a LDB - lei nº 9394.2 de 20 de Dezembro de 1996) - Art. 37 - A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
§ 1º Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e trabalho, mediante cursos e exames.
§ 2º O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.

Na época de nossos país ou avós a maioria não conseguiram cursar a educação básica e, muitos dos que cursam a EJA atualmente são exatamente desse período, em que não tinha escolas para todos e/ou porque tinham outras prioridades - trabalhar, sustentar a família, não havia escolas nas proximidades e tantos outros motivos que acabaram por privá-los do acesso aos estudos. Portanto, o momento certo para aqueles que estão voltando aos bancos das escolas, é hoje. Alguns estão voltando por uma conquista pessoal, outros porque as empresas estão exigindo, outros ainda, para se socializarem, não importa são tantos os motivos, mas o importante é que estão lá e contribuindo com suas experiências diferenciadas de vida e de trabalho.
É cada vez maior a exigência, por parte dos empregadores, de pessoas com habilidade e competências para ocuparem as vagas ofertadas no mercado de trabalho, porém muitas delas não são preenchidas exatamente pelos candidatos não possuírem o perfil exigido. Para que a EJA, de fato, cumpra com seu papel de formação, se faz necessárias políticas que abranjam e objetivam a preparação dessa camada de estudantes para permanecerem e continuarem no mercado de trabalho. Não podemos permitir que em um país tão rico (sétima economia mundial) ainda exista um número tão colossal de pessoas sem acesso a escola e analfabetas.
Quando nos alfabetizamos, cai a venda que nos segavam. Passamos a enxergar um mundo colorido e de significados e a vida se transforma. Basta observar uma criança quando começa a reconhecer as palavras - a felicidade está nos olhos. Quando dentro de um carro ou ônibus, começa a ler tudo que consegue enxergar pela janela. "Olha pai - ali está escrito meu nome, ali Caixa Econômica. Olha!!!! Ali está escrito BRASIL.

Prof. Walter Zenio

Nenhum comentário:

Postar um comentário