terça-feira, 6 de maio de 2014

NOSSOS ALUNOS NÃO SABEM LER

Infelizmente a realidade na qualidade da educação brasileira, ainda é das piores no cenário mundial. Em uma recente pesquisa do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que busca medir o conhecimento e a habilidade de alunos maiores de 15 anos na leitura, matemática e ciências –, o Brasil amargou a 55ª posição no ranking de desempenho em leitura, isso entre as 65 economias avaliadas. O Brasil ficou a frente somente da Tunísia, Colômbia, Jordânia, Malásia, Argentina, Indonésia, Albânia, Cazaquistão, Catar e Peru. O desempenho dos alunos é medido do nível 0 a 6 no sistema de avaliação, aproximadamente 49,2% dos alunos brasileiros ficaram abaixo do nível 2, com isso, não apresentam capacidade para compreenderem estruturas básicas de um texto. Em ciências e matemática o resultado não foi diferente, nessas disciplinas ficaram, também, nas ultimas colocações. Essa realidade é triste, uma vez que a pesquisa deixa explicita a fragilidade da educação brasileira. Muito se faz para amenizar a má qualidade nas escolas, principalmente nas redes públicas – municipais e estaduais, porém muito poucos resultados, de fato, tem surgido. As poucas experiências de êxito obtidas são conquistas de algumas unidades por iniciativa própria e ainda assim, são questionáveis, pois estou dentro do sistema e sei bem como isso funciona. Em alguns projetos, quando um ou um grupo de alunos se destaca, arma-se um circo, ou seja, há a montagem de um cenário onde dá a entender que a maioria dos alunos atingiram aquele objetivo e na prática é um dentre 2.000 ou 3.000 alunos.
A maioria de nossos alunos não conseguem entender aspectos básicos da matemática e não possuem habilidades para interpretar parágrafos de textos simples em português. Os alunos obtiveram resultados piores que a mensuração anterior e desempenho pior que o de países como o Chile, Uruguai, Romênia e Tailândia.
Ocupando a 7ª posição no ranking das economias mais ricas do mundo, é inconcebível que uma Nação desse poderio econômico amargue as últimas posições nos aspectos sociais – educação, saúde, segurança, transporte, etc. Esse perfil é contraditório.

RANKING DOS PAÍSES EM LEITURA


Prof. Walter Zenio


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