segunda-feira, 12 de maio de 2014

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - PAÍSES DESENVOLVIDOS

1. SEGUNDO ALGUNS AUTORES DOIS FATORES EXPLICAM O ALTO PADRÃO DE VIDA E O ELEVADO CONSUMO DA POPULAÇÃO DOS PAÍSES DESENVOLVIDOS. CITE E EXPLIQUE ESSES DOIS FATORES.
RESP.: O primeiro fator é a exploração dos países subdesenvolvidos pelos desenvolvidos, onde o privilégio da população dos países ricos teria se beneficiado com a transfernecia de riquezas vindas do Terceiro Mundo. O segundo fator é que os próprios trabalhadores desses países teriam conquistado tal padrão de vida através de lutas e consquistas, organizando-se política e economicamente. Acreditamos que os dois fatores contribuiram para a atual situação de desenvolvimento dos países ricos.


2. DÊ AS CARACTERÍSTICAS DOS PAÍSES RICOS E DESENVOLVIDOS.
RESP.: Os países ricos e desenvolvidos apresentam elevada qualidade e padrão de vida, apresentam alto nível de industrialização, investem na pesquisa e da tecnologia, comandam a economia gloval e apresentam elevados índices nos fatores sociais.

3. QUAIS OS ELEMENTOS UTILIZADOS PARA MENSURAR O DESENVOLVIMENTO DE UM PAÍS?
RESP.: Para medir o desenvolvimento de um país é levado em considrração vários indicadores, entre eles, destacamos a expectativa de vida, a escolaridade, o PIB e a renda per capita, etc.

4. CITE OS PAÍSES QUE PERTENCEM AO BLOCO DOS PAÍSES CLASSIFICADOS COMO RICOS E DESENVOLVIDOS.
RESP.: Pocos países são classificados nesse bloco seleto, podemos destacar os Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, Itália e França.

5. EM SUA OPINIÃO, TODO PAÍS RICO É AUTOMATICAMENTE UM PAÍS DESENVOLVIDO? JUSTIFIQUE.
RESP.: Não, riqueza não é sinônimo de desenvolvimento, pois o que determina o desenvolvimento ou o subdesenvolvimento é a intensidade dos problemas sociais. Um país para ser considerado desenvolvido além da riqueza tem que apresentar bons indicadores sociais (boa qualidade na educação, saúde, saneamento básico, transporte, segurança, qualidade de vida elevada).


Nenhum comentário:

Postar um comentário