segunda-feira, 26 de maio de 2014

O TRABALHO NA ATUALIDADE

Sempre ouvimos falar que o trabalho dignifica a pessoa, que trabalhando com dedicação é possível alcançar o sucesso profissional e a estabilidade financeira.
Nos dias de hoje, trabalha-se muito mais horas do que em décadas passadas, e o rendimento vem diminuindo ano a ano. A falta de políticas públicas, voltadas para a correção salarial, promoveu uma grande perda de poder aquisitivo dos trabalhadores que, em razão do medo de perder o emprego, também deixaram de reclamar salários justos e melhores condições de trabalho. Além disso, eles ainda têm de enfrentar o desemprego e a falta de políticas públicas para a recolocação no mercado.
Os motivos de tão dura realidade encontram-se na forma de distribuição do capital na economia e também no avanço tecnológico, destinado a aumentar e agilizar a produção de bens e serviços. É possível classificar o desemprego no mundo em duas modalidades diferentes.
A primeira modalidade é o desemprego conjuntural, que acontece em consequência de mudanças repentinas, sem que trabalhadores, patrões ou governos possam impedir tal situação: secas prolongadas, enchentes, recessão econômica, etc. esse tipo de desemprego não é considerado o mais prejudicial ao trabalhador, pois sua tendência é a retomada dos postos de trabalho quando desaparece o motivo que lhe deu causa. A segunda modalidade é o desemprego estrutural, que acontece em virtude das transformações permanentes no mundo do trabalho, mudanças que vieram para ficar. Entre as causas desse tipo de desemprego estão os avanços tecnológicos para aumentar a produtividade nas indústrias e agilizar a prestação de serviços; a mecanização da produção no campo, utilizando máquinas para tarefas que anteriormente eram realizadas por trabalhadores; a informatização de escritórios, bancos, comércio, com o uso de computadores capazes de aumentar a produtividade e baixar o custo final dos serviços; a robotização das indústrias, com a substituição da mão de obra humana por robôs em suas linhas de montagem de produtos, etc. a única forma de diminuir o desemprego estrutural é por meio da qualificação dos jovens e da requalificação dos adultos para as novas formas de trabalho que estão surgindo.
As duas modalidades de desemprego não atingem apenas o Brasil. Todos os países do mundo, pobres e ricos, enfrentam problemas de ordem conjuntural. Os fatores estruturais do desemprego estão cada vez mais presentes no dia a dia da humanidade, consequência do avanço tecnológico dos países desenvolvidos. Apesar de estarem aprofundando a crise do desemprego, continuam a empenhar recursos em tecnologias que reduzirão cada vez mais os postos de trabalho em todo o mundo.
Outro reflexo da crise mundial do desemprego é o crescimento do mercado de trabalho informal e do desemprego. Pessoas que não conseguem emprego com salário suficiente para a sobrevivência e com registro em carteira de trabalho buscam condições de sobrevivência ou melhores rendimentos em atividades econômicas totalmente desprotegidas pelas leis, como vendedores ambulantes, diaristas, prestadores de serviços esporádicos em várias atividades econômicas, etc. ou ainda sujeitam-se ao subemprego, trabalho em atividades sem segurança, prejudiciais a saúde , sem registro em carteira e nenhum direito previsto nas leis trabalhistas .
Estamos na era da luta entre o trabalho vivo (executados por seres humanos) e o trabalho morto (realizado por máquinas). A única forma de vencer essa batalha é por meio da implantação de políticas que oferecem oportunidade de qualificação e requalificação profissional para a população carente, que estimulem as empresas a aumentar a oferta de trabalho por meio da redução de impostos ligados ao setor de mão de obra, que concedam crédito com juros baixos para que os trabalhadores com maior qualificação possam investir em empresas próprias e troquem as situações de desemprego, subemprego e informalidade pela oportunidade de tornar pequenos empresários e gerar empregos para outras pessoas, etc.
Entidades ligadas aos trabalhadores, organizações internacionais voltadas para os problemas do trabalho e uma classe trabalhadora unida, consciente das novas conquistas que pretende obter, são de importância fundamental para convencer empresários e governantes a optarem por oferecer emprego com condições dignas e salários justos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário