sexta-feira, 23 de novembro de 2018

A DIVISÃO CULTURAL DA AMÉRICA

Do ponto de vista físico, a América subdivide-se em América do Norte, América Central (parte ístmica e insular) e América Central.
Os europeus que se dirigiram ao continente americano pertenciam a dois diferentes grupos linguísticos-culturais: os anglo-saxões, ingleses na sua maioria, e os latinos, majoritariamente portugueses e espanhóis.
Tendo por base a língua falada e os traços culturais impostos pelos colonizadores, a América também pode ser subdividida em:
*América Anglo-Saxônica – constituída pelo Canadá e pelos Estados Unidos. Corresponde à parte colonizada principalmente pelos ingleses, cujo legado foram a língua, o inglês, e a religião, o protestantismo.
*América Latina – constituída pelo México, pela América Central (parte continental e parte insular) e pela América do Sul, cujos colonizadores foram predominantemente portugueses e espanhóis, os quais deixaram como legado a religião católica e as línguas mais faladas nessa porção continental – o espanhol e o português.
Apesar de muito comum, essa subdivisão contém certa imprecisão. No bloco da América Latina existem países que foram colonizados ( a partir do século XIX) por ingleses e têm o inglês como língua oficial, como Granada e Belize, entre outros; e por holandeses (Suriname). Na América Anglô-Saxônica uma parcela considerável da população canadense fala o francês (língua de origem latina), em áreas de colonização francesa.
A utilização dessa subdivisão está no fato de existir algo mais marcante, que faz com que países de língua não=latinas enquadrarem-se no bloco dos países latino-americanos. É a situação de subdesenvolvimento, representada pelas precárias condições de vida de grande parte de suas populações, que une essas nações de línguas diferentes.
Dessa forma, desde o México, passando pela América Central, até o extremo sul da América do Sul temos o bloco dos países latinos-americanos, ou a América Latina.
A América Anglo-Saxônica, situada ao norte do México, é constituída pelos EUA e pelo Canadá, que possuem um alto nível de desenvolvimento, propiciando boas condições de vida às suas populações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário