segunda-feira, 13 de março de 2017

As paisagens - técnica e paisagem


O conjunto de conhecimentos que permitem ao ser humano, entre outras ações, modificar a natureza e alterar paisagens naturais e artificiais ou culturais chamam-se técnica. A aplicação das técnicas depende do trabalho humano.
Por meio da produção de utensílios e instrumentos para praticar a agricultura e armazenar os alimentos, da confecção de vestuários e da construção de abrigos para proteger da chuva e das variações de temperatura, os seres humanos desenvolveram maneiras de satisfazerem suas necessidades de sobrevivência , sendo capazes de habitar diferentes áreas da superfície terrestre.
Com o avanço das técnicas e das tecnologias, a fabricação de diversos produto, aindas e o desenvolvimento de muitos serviços tornou-se possível. Além disso, seres humanos passaram a produzir de modo muito mais rápido e, com isso, a retirada de matéria-prima da natureza tornou-se mais intensa. Podemos entender matéria-prima como um dos elementos essenciais na fabricação de um produto. Por exemplo: a matéria-prima do lápis é a madeira, e a do chocolate é o cacau.
Com a retirada excessiva da matéria-prima da natureza, muitos problemas ambientais foram surgindo, como o empobrecimento e esgotamento do solo, o desmatamento, a poluição do ar, das águas, entre outros.
São poucas as áreas da superfície terrestre onde os elementos naturais, como rios, lagos, formações de relevo e vegetação, ainda não foram explorados e modificados pelas pessoas. Mesmo as áreas de desertos, de cadeias montanhosas, de florestas e de regiões polares, embora conservem suas características originais, já foram investigadas ou percorridas pelos seres humanos. Isso nos permite afirmar que existem poucas áreas intocadas na superfície da Terra.
A paisagem geográfica é aquela que foi modificada pela ação humana., também chamada de paisagem artificial ou cultural.
O espaço geográfico é constituído pelas paisagens, pelas alterações que nelas são feitas pela ação humana, pelas diversas atividades (trabalho, lazer, a paisagem das cidades é bastante complexas, estudo), pelas pessoas e pelo modo como elas se relacionam constituem o espaço geográfico. As pessoas modificam e organizam o espaço geográfico de acordo com as suas necessidades.
Atualmente, a maior parte da humanidade vive em cidades. Nelas , quase todos os elementos são culturais. Até mesmo os parques e as praças públicas, onde há elementos naturais, como árvores, e outras plantas, são criações humanas. As casas, os edifícios, as ruas, os postes que sustentam os fios condutores de energia, as tubulações, que transportam o esgoto e a água, foram construídos pelos seres humanos.
Por causa dos inúmeros tipos de construções e das diversas atividades econômicas, a paisagem das cidades é bastante complexa.
Nos espaços rurais também há muitos trechos de paisagens cultural. Os Campos de cultivo e de pastagem, por exemplo, foram criados pelo ser humano. Eles fazem parte de uma natureza modificada.
As mudanças ou transformações nas paisagens podem acontecer lentamente, ao longo de vários anos, ou de forma bastante rápida. Elas acontecem quando há intervenção dos seres humanos, seja na alteração ou na retirada de elementos existentes, na construção de novos elementos ou até mesmo no uso que se faz dos espaços ou das construções. As paisagens mudam, ainda, pela ação da natureza.
Podemos dizer, portanto, que há uma dinâmica nas paisagens, pois elas estão constantemente em transformação.

2 comentários: