segunda-feira, 20 de março de 2017

AS TÉCNICAS E TECNOLOGIA


Chama-se técnica a qualquer instrumento (ou conhecimento) que implica uma demonstração de inteligência humana, uma . forma de inventar certo método ou objetivo que facilite algum trabalho, que sirva para controlar, de alguma forma, as forças da natureza. É comum afirmar-se que a primeira técnica que a humanidade concedeu foi o porrete, para se defender dos inimigos e caçar animais, ou talvez uma vara usada para colher frutos nas árvores mais altas. Outras técnicas antigas e importantíssimas para a evolução da humanidade foram o controle ou domínio do fogo e a invenção da roda.
A tecnologia é vista como uma técnica avançada, resultado da aplicação do conhecimento científico, da ciência moderna que nasceu – ou se consolidou – nos séculos XVII e XVIII e prosseguiu até os nossos dias. Assim , por exemplo, os arcos e a flecha, a espada e o escudo, os vasos e o artesanato em geral, utilizados pelos agrupamentos humanos durantes séculos e milênios, são considerados técnicas e não tecnologias. Já o computador o avião moderno, o foguete espacial, a bomba atômica, o robô e a fibra óptica, entre outros instrumentos ou aparelhos, são tecnologias. Também ideias ou teorias – elementos não materiais, em fim – podem ser consideradas tecnologias, como um software ou um programa para computador, um novo método administrativo mais radical e produtivo ou mapeamento genético de uma planta ou um animal.
Tecnologia é toda aplicação da ciência moderna, é todo produto científico que tem uma serventia prática para a humanidade, uma serventia geralmente ligada ao avanço das conquistas humanas sobre a natureza – e sobre a nossa própria natureza (para se viver mais, para curar doenças antes incuráveis, por exemplo).
É evidente que, quanto maior for o grau de desenvolvimento tecnológico de uma sociedade, maior será o seu nível de independência ou autonomia em relação aos elementos da natureza. Esse grau varia muito no tempo e no espaço. As sociedades atuais, em geral, possuem técnicas bem mais avançadas que as sociedades do passado. Todavia, até nos dias de hoje, existem povos – como os inuítes ou esquimós e várias sociedades indígenas na América do Sul – que possuem técnicas bem menos desenvolvidas ou evoluídas do que as de certos povos que viveram há séculos ou mesmo há milênios. No entanto isso não significa inferioridade, e sim “diferença cultural”: muitas vezes são os valores ou crenças de uma comunidade que fazem com que se prefira viver de forma tradicional, como os antepassados, sem se interessar por dominar ou modificar drasticamente a natureza.

Prof. Walter/2017
Geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário