quarta-feira, 30 de agosto de 2017

A INDUSTRIALIZAÇÃO DA HUMANIDADE

Antes da indústria moderna que nasceu com a Revolução Industrial iniciada em meados do século 18 havia somente o artesanato e a manufatura .
Chama-se artesanato o estágio mais primitivo de transformação de matérias-primas em produtos elaborados, como roupas e calçados, bebidas, móveis e utensílios domésticos. No artesanato, quase não há divisão do trabalho, e o artesão sozinho faz todo serviço,. desde a preparação da matéria-prima até o acabamento final. Existe há milhares de anos e prossegue, mesmo nos dias atuais, tanto em áreas mais pobres e pouco industrializadas como também regiões e países mais desenvolvidos, por que em geral produz bens mais personalizados, muitas vezes artísticos, sem a produção massificada da indústria moderna.
A manufatura constitui o estágio intermediário entre o artesanato e a indústria moderna, que ocorreu Principalmente nos séculos XVI, XVII E XVIII. Existem algumas máquinas e uma divisão do trabalho entre as pessoas, mas o ritmo da produção ainda depende não das máquinas (como na indústria), e sim da habilidade pessoal dos funcionários. Embora tenha predominado naqueles três séculos, ainda existem nos dias de hoje, geralmente em setores nos quais não há necessidade de produção em larga escala ou em áreas onde a indústria e a tecnologia moderna pouco avançaram.
A Revolução Industrial foi um momento em que a humanidade - ou melhor, alguns países e regiões específicos - se industrializou, isto é, implantou a indústria moderna, com intensa mecanização e produção massificada ou em série. A industrialização, base da sociedade moderna, pode ser dividida em diferentes tipos ou modelos e, principalmente em três fases ou etapas.
Do ponto de vista político-econômico, podemos dizer que houve três modelos principais de industrialização: clássica, ou original; a planificada ou socialista; e a tardia, periférica ou retardatária. E do ponto de vista do complexidade tecnológica, ela pode ser dividida em três fases: a Primeira a Segunda e a Terceira Revolução Industrial.
Resumidamente, podemos definir a industrialização como o processo de uma quantidade cada vez maior de produtos realizados.
Resumidamente, podemos definir industrialização como processo de criação de uma quantidade cada vez maior de produtos realizados pela indústria moderna (baseada em máquinas e com uma produção em série), que acaba por constituir o setor mais importante ou o motor da economia.
A industrialização clássica ou original, que foi a Primeira Revolução Industrial estendeu-se desde meados do século XVIII até o final do século XIX. Essa revolução industrial iniciou-se no Reino Unido em meados do século XVII, e no século XIX expandiu-se para os outros países europeus, especialmente Alemanha, a França, os Países Baixos (Holanda) e a Bélgica, e para os Estados Unidos. No fim do século XIX, atingiu a Rússia, o Japão, a Austrália e a Nova Zelândia,

Nenhum comentário:

Postar um comentário