quarta-feira, 18 de abril de 2018

A SOCIEDADE

Com o domínio de técnicas e por meio do trabalho, as pessoas conseguem transformar os elementos da natureza em bens necessários à sobrevivência. Para isso, interferem nas paisagens, modificando-as.
No entanto, as transformações nas paisagens e as atividades cotidianas não são realizadas por indivíduos isolados, e sim pela sociedade. O termo sociedade refere-se a grupos de indivíduos (grupos sociais) que mantêm diversos tipos de relações entre si.
O primeiro grupo social do qual participamos é a família; depois, passamos a integrar o grupo dos amigos, dos vizinhos, da escola, de lazer, da comunidade religiosa. Outros grupos sociais são, por exemplo, o profissional (empresa) e o político (partido político).
Grupo social e regras – Cada grupo social atua e estabelece as relações entre seus membros, em boa parte, de acordo com um conjunto de regras ou normas. Essas regras ou normas, de certo modo, regulam a maneira de agir das pessoas. Elas podem ser combinadas pelos membros dos próprios grupos, como é o caso da família, dos amigos ou dos vizinhos, e variam conforme a opinião e o modo de pensar dessas pessoas.
As normas e as regras podem ser transmitidas oralmente, como nos grupos da família, dos amigos e das sociedades indígenas, e também podem ser escritas, como ocorre nos grupos da escola, da empresa, da comunidade religiosa, do partido político e da sociedade brasileira. Neste último caso, todas as pessoas que vivem no Brasil devem respeitar um conjunto de normas ou regras, que são as leis.
Determinadas regras, com caráter de lei, influenciam a formação de valores. Houve uma época no Brasil em que as escolas eram destinadas somente aos meninos, pois às meninas eram reservadas apenas as funções de mãe e cuidadora do lar. Isso fazia com que muitas pessoas pensassem que as mulheres não precisavam ir para a escola. Hoje, porém, a lei garante a todas as crianças e a todos os jovens – meninos e meninas – o direito de enfrentar a escola.
Sociedade e cultura - As normas e regras – escritas ou não – e os valores ou princípios fazem parte da cultura de uma sociedade.
A cultura também se refere a costumes, tradições, crenças, formas de comunicação, artes, técnica, culinária, entre outras características. As formas de produzir e consumir mercadorias, de transmitir conhecimento, de se divertir e de se relacionar com a natureza, por exemplo, também são aspectos culturais de uma sociedade.
Atualmente, os meios de comunicação, como jornais, revistas, rádio, televisão e internet, têm um importante papel na manutenção e na formação de valores, costumes e hábitos da sociedade. Muitas vezes, eles acabam influenciando diretamente o comportamento das pessoas, daí o fato de alguns povos temerem perder sua cultura , suas tradições, seus modos de vida, ou seja, aquilo que denominamos identidade cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário