Paisagem é tudo aquilo que a nossa visão alcança em determinado momento. Os sentidos humanos (olfato, paladar, visão, tato e audição) nos ajudam a perceber as paisagens e seus elementos. Todos os trechos da superfície terrestre, habitados ou não, modificados ou não pela ação humana, constituem paisagens.
As paisagens naturais são aquelas que apresentam somente elementos naturais, isto é, que ainda não foram alterados pela ação humana.
O ser humano pode alterar as paisagens naturais com ações diretas, como quando desmata para construir algo, e com ações indiretas, por meio da emissão de gases poluentes que atingem áreas ainda não exploradas, modificando-as.
As paisagens naturais vêm sendo cada vez mais alteradas direta ou indiretamente pelos seres humanos. Por isso, paisagens intocadas estão se tornando extremamente raras.
As paisagens artificiais ou culturais são aquelas modificadas pelo ser humano. As paisagens são compostas de diversos elementos, sendo eles:
• Elementos naturais: rios, árvores, flores, formas do relevo, entre outros;
• Elementos artificiais ou culturais: pontes, prédios, ruas, muros, entre outros.
Os elementos observados e percebidos, por exemplo, no caminho entre a sua moradia e a escola fazem parte da paisagem. Nela, você pode ver construções, pessoas, veículos, plantas e rochas, sentir cheiros e ouvir sons
A ausência de alguns dos nossos cinco sentidos não nos impede de perceber a paisagem. As pessoas com deficiência também percebem a paisagem e as transformações que nela ocorrem. Os cegos, por exemplo, com a ajuda do corpo ou instrumentos, como uma bengala, conseguem desviar de obstáculos, como degraus, placas, muros e postes, e deslocar-se até mesmo nas cidades grandes. Com os demais sentidos aguçados, eles distinguem áreas verdes de espaços urbanos por meios do olfato, do tato e da audição, identificando os movimentos ao redor, ouvindo o som dos automóveis, dos pedestres, das aves, da água e dos demais elementos presentes na paisagem. As pessoas com deficiência fazem parte da paisagem, conseguem percebê-la e transformá-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário