quinta-feira, 23 de agosto de 2018

OS SETORES DE ATIVIDADES ECONÔMICAS

Uma das formas de estudar a população de um país é classifica-la de acordo com os setores de produção ou setores de atividade econômica.
Existem três setores de atividade econômica: o Setor Primário, o Setor Secundário e o Setor Terciário.
• O Setor Primário – reúne as atividades agropecuárias, extrativistas, a pesca e a silvicultura;
• O Setor Secundário – abrange as atividades industriais e a construção civil;
• O Setor Terciário – agrupa as atividades de serviços (o sistema bancário, a administração pública, as atividades de saúde, educação, saneamento básico, transportes, telefonia etc). e comércio,
Segundo O IBGE, a População Economicamente Ativa de um país (PEA) é o conjunto de indivíduos que trabalham ou estão em busca de emprego e compõe o potencial de mão de obra com que podem contar os setores produtivos.
Conhecer o número de pessoas que trabalham em cada setor, ou a participação de cada setor na PEA, é importante para fornecer dados para a avaliação da economia de um país e para o planejamento socioeconômico.
No Brasil, o estudo da população trabalhadora ao longo dos censos demográficos fornece elementos para compreender as mudanças na economia do país.
Em 1940, de cada 100 pessoas que formavam a PEA do Brasil, aproximadamente 70 estavam ocupadas no setor primário, 10 no setor secundário e 20 no setor terciário de produção.
Esses dados nos informam que, em 1940, a economia brasileira tinha por base os produtos do setor primário de produção. Além disso, podemos também concluir que no ano de 1940 a industrialização do país era modesta, pois empregava apenas 10% da PEA, e que as cidades e a população urbana ainda eram reduzidas, pois apenas cerca de 20% da PEA estava empregada no setor terciário – setor que reúne atividades predominantemente urbanas, assim como o setor secundário.
Nas pesquisas seguintes, notam-se alterações na distribuição da PEA por setores de produção. Na pesquisa nacional por amostra de domicílios de 2013, observou-se que 22,8% da PEA do Brasil se dedicava ao setor secundário e 63,8% ao setor terciário, superando ambas a participação do setor primário, 13,4%.
No Brasil, o numero de mulheres na população supera o de homens em quase todas as regiões. Isso ocorre porque as mulheres apresentam maior longevidade, com expectativas de vida maiores.
Nas últimas décadas, a sociedade brasileira atravessou importantes transformações políticas, econômicas e sociais que afetam mulheres e homens de maneiras diferentes. Uma delas é o crescimento da presença das mulheres no mercado de trabalho., aumentando, em consequência, sua participação na PEA e garantindo a elas maior autonomia.
No entanto, apesar da ampliação do acesso ao mercado de trabalho, grande parcela das mulheres continua acumulando os trabalhos domésticos com os seus empregos fora de casa.
Esses afazeres geram sobrecarga de trabalho para as mulheres e influem diretamente na possibilidade de conseguirem empregos e de ocuparem melhores postos no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário